Oscar Lima Alfa!
Gostaria de colocar aqui a minha participação no Canal Piloto, a qual creio que será enriquecedora.
Me identificarei como J.V., tenho 18 anos e estou fazendo o meu PP. Quando comecei a frequentar o local onde estou me formando, inicialmente conhecia somente algumas pessoas, mas ninguém da minha turma de fato. Ao ocorrer a primeira aula, todos se apresentaram, as profissões predominantes na sala eram: Advogado, juiz, empresário e alguns jovens “paitrocinados”. Creio que eu era um dos únicos que mantinham uma profissão normal, com um estilo de vida rotineiro, nada de especial.
Ao decorrer do primeiro mês de curso, pude ir conhecendo cada um dos meus colegas de classe e conheci gente de uma humildade incrível! Mas nesse tempo também notei algo que me deixou muito chateado, e acredito que isso deve se repetir em vários aeroclubes pelo Brasil – Defino isso em três palavras: Individualismo, egoísmo e orgulho. Características que partem de pessoas que por estarem cursando o PC ou INVA, se acham moralmente muito superiores com quem está em um nível mais baixo, cursando o PP ou PC, uma prova disso é o que vou relatar a seguir.
Depois de uma sexta-feira de curso, combinamos entre a turma de PP para irmos à um restaurante aqui da cidade. Ao chegarmos lá, nosso instrutor que foi junto teve a ideia de chamar algumas pessoas da coordenação do curso, alguns alunos do PC e também dois pilotos de Táxi Aéreo que estavam pelo aeroclube naquele dia. A mesa ficou repartida em dois grupos: PP, e PC + INVA + Pilotos de Táxi Aéreo. Foi horrível, era como se houvesse um muro de concreto em cima da mesa, as pessoas não conversaram, não se enturmaram, oferecemos bebida e não aceitaram; foi como se fossemos bichos do mato, seres de outro planeta. Para completar a situação, surgiam aquelas piadinhas sem graça de: “Vocês alunos do PP estão ferrados na prova, vocês vão sofrer…” e coisas deste nível.
Outra prova desse gênero de ambiente é uma estrada sem saída que existe por aqui e só vai até o aeroclube, ela tem aproximadamente 1,5 km de distância, e sua única saída é o aeroclube. Agora imagine: Se você está nessa estrada, de carro/caminhão/moto/carroça e vê uma pessoa indo para o aeroclube, custaria algo oferecer uma carona para o seu colega que frequenta o mesmo lugar que o seu e que voa a mesma aeronave que você? Para algumas pessoas parece que isso custa uma vida! Cansei de estar nessa estrada que é de barro, em dia de chuva, e ver meus “colegas gente boa” de minha classe passar e dar cavalinho de pau, passar na poça de água para me molhar de propósito e etc. Apesar dessas situações você não pode reclamar com ninguém, pois se você reclama é humilhado por estar somente fazendo o PP, e por causa disso tem de respeitar PCs e INVAs independente do que acontecer, como se fossem Deuses. Infelizmente aqui na minha cidade, que é conhecida mundialmente pela cultura alemã e cerveja, é assim.
Eis que deixo meu recado aqui pra todos, e que sirva de lição: Por favor, vamos ser mais humildes! Ajude o próximo, pois você não saberá a sua situação no dia de amanhã. Sou novo na aviação, mas creio que somos todos de uma só legião, todos nós tivemos o mesmo início, e seja qual for o seu nível, um dia tivemos o mesmo índice de instrução e conhecimento. Orgulho não leva a nada, a não ser a sua própria queda mais cedo ou mais tarde.
Um forte abraço.
J.V.
Nenhum comentário:
Postar um comentário